O Jornal Hoje, da Rede Globo de Televisão, exibiu na tarde desta quarta-feira, dia 8 de dezembro, uma reportagem sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício, programa de extensão e pesquisa do CEFID/UDESC coordenado pelo professor e médico Tales de Carvalho. A reportagem fala dos benefícios da dança na reabilitação de pacientes com doenças cardíacas.
O Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício, criado em 1991 por iniciativa do professor Tales de Carvalho, mantém o Programa de Prevenção e Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica. O programa de extensão atende cerca de 200 pacientes com doenças crônico-degenerativas. São pessoas que passaram recentemente por cirurgias cardíacas, por exemplo, ou com diabetes, que precisam de cuidados especiais.
Os pacientes atendidos pelo programa, todos encaminhados por médicos, são divididos em quatro turmas, cada uma com uma prescrição específica de atividades físicas, de acordo com seu caso. O atendimento é feito às segundas, quartas e sextas, com sessões às 8, 9 e 10 horas. Para participar, é preciso que o médico encaminhe o paciente.
Uma dessas turmas é a que usa a dança de salão como atividade de reabilitação, como mostra a reportagem. Outra, com pacientes que exigem mais cuidados (fase 2 e 3 de recuperação), consiste em atividade física supervisionada.
Uma terceira turma realiza caminhada e outras atividades de forma autônoma, apenas com orientação. Esse grupo passa primeiro por uma avaliação em testes ergométricos que medem a capacidade pulmonar máxima do paciente. Os exercícios prescritos utilizam de 70 a 80% dessa capacidade, promovendo a reabilitação sem riscos.
A quarta turma é de pacientes com doença arterial obstrutiva periférica (Daop), casos em que o bloqueio de artérias prejudica as pernas. Assim, eles têm atividades específicas para reabilitação dos movimentos dos membros inferiores.
Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, o programa encerrou as atividades de 2010, promovendo um café colonial para todos os pacientes e servidores envolvidos. O atendimento será retomado em fevereiro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário