quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pesquisa do CEFID desenvolve alternativa de terapia a pessoas com dor crônica


Pacientes com síndrome da fibromialgia, doença que provoca dor crônica e generalizada, especialmente em mulheres, participam de projeto de pesquisa do CEFID que avalia o uso de um programa de exercícios físicos no tratamento dos sintomas da doença. A pesquisa, integrada ao programa de extensão Psicologia do Esporte e do Exercício Aplicada à Saúde, trabalha com uma turma de 30 pacientes, que já vêm apresentando melhoras em aspectos como qualidade do sono e percepção da dor.

O professor Alexandro Andrade, coordenador da pesquisa, apresentou os resultados preliminares na tarde de terça-feira, 7 de julho, à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), financiadora do projeto. O trabalho de pesquisa e extensão com pacientes de síndrome da fibromialgia está a cargo do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) do CEFID, também coordenado por Andrade.

De acordo com o coordenador da pesquisa, um dos objetivos é levar esse tipo de tratamento à rede pública de saúde, melhorando a qualidade de vida de mais pessoas. “Os pacientes praticam caminhada, musculação e alongamento por um período de três meses, permitindo verificar os efeitos de cada modalidade sobre os sintomas”, explica Andrade. “Os resultados servirão de apoio para possivelmente levar serviços que envolvam a prática de exercícios físicos às unidades básicas de saúde”.

Seminário

O estudo apresentado pelo professor Alexandro Andrade é um dos 58 resultados preliminares de projetos em Santa Catarina que estão sendo expostos desde o dia 5 de julho no auditório da Fapesc, no ParqTec Alfa, na SC-401, em Florianópolis, no Seminário de Avaliação do PPSUS. Os estudos apresentados são financiados pelo Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), do Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual e pela Fapesc.

Nenhum comentário: