A equipe de basquete adaptado do programa Basquetebol para Todos, do CEFID/UDESC, foi a campeã da modalidade na 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste, representando Florianópolis. O time que venceu a final contra Joinville nesta terça-feira, 7 de junho, é resultado de uma pareceria entre o programa de extensão do CEFID, coordenado pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza, e a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef).
Florianópolis venceu Joinville na final por 57 a 50, no segmento deficiente físico cadeirante misto, no ginásio Adroaldo Licks, da Escola São Miguel. O time da Capital ergueu o troféu inédito, depois de ficar duas vezes em segundo nos Parajasc. Mas a torcida só pôde soltar o grito de “é campeão” a menos de 30 segundos do fim do jogo.
A partida teve um alto nível técnico. Estavam em quadra seis jogadores da Seleção Brasileira Regional: quatro de Florianópolis (Aldo, Leandro, Lucimar e Jé) e dois defendendo Joinville (Paulinho e Pablo).
O torneio foi disputado por nove equipes na categoria. O terceiro lugar ficou com Concórdia, após a vitória sobre Chapecó por 44 a 41.
Basquetebol para Todos
O programa Basquetebol para Todos mantém três projetos de extensão, dois dedicados a treinamentos de iniciação ao esporte para estudantes de escolas de Florianópolis, e um voltado especificamente para cadeirantes: o projeto Integração pelo Esporte Adaptado – Basquetebol.
O projeto trabalha a inclusão social por meio de atividades esportivas para pessoas com deficiência física, usando o basquetebol sobre rodas. São desenvolvidos aspectos técnicos, táticos, regulamentares e sociais.
As aulas ficam a cargo de profissionais da Aflodef e os treinos são realizados na quadra da sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), em Florianópolis. Os para-atletas tem ainda atividades na Academia de Musculação e na Clínica Escola de Fisioterapia do CEFID.
Nenhum comentário:
Postar um comentário