O professor Alexandro Andrade (E) e o presidente do CBCE, Leonardo Tartaruga, durante o fórum. Foto Tânia Crocetta/Cefid |
Para o professor, o fórum cumpriu o que se propunha, contribuindo para debater e propor ações em relação às principais linhas de pesquisa da pós-graduação em Educação Física no Brasil. “Foram debates de alto nível, contribuindo para a formação profissional na pós-graduação e iniciando a elaboração de documentos a serem concluídos no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (), em setembro, em Porto Alegre.
Além disso, foi possível fazer a primeira reunião de pós-graduandos da área no país. Estimulados pela Direção Científica do CBCE, os estudantes de pós-graduação marcaram a realização de um novo encontro paralelo ao Combrace. Eles pretender criar a Associação Nacional de Estudantes de Pós-graduação em Educação Física.
Debates
A programação do fórum incluiu oito mesas-redondas e duas conferências, abordando temas como os periódicos científicos e o Qualis da Área 21 da Capes, atividade física e saúde e os impactos sociais da atividade física na sociedade brasileira, comportamento motor e desempenho no esporte. A última mesa-redonda, nesta sexta-feira, tratou do necessário legado social a ser deixado ao país pelos megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas.
Na avaliação do diretor científico da CBCE, um dos pontos a melhorar para as próximas edições do fórum é a maior participação de coordenadores de programas de pós-graduação em Educação Física e Esporte no país. Andrade informa que a CBCE pretende organizar uma reunião com esses coordenadores ainda em julho ou agosto deste ano e também no espaço da entidade no Combrace, em setembro.
O coordenador do fórum agradeceu ao apoio da Direção Geral do CEFID/UDESC e da Direção Nacional da CBCE para a realização do evento. Alexandro Andrade faz ainda um especial agradecimento aos estudantes e orientandos de graduação, mestrado e doutorado do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) do CEFID. Eles compuseram a comissão organizadora e deram todo o suporte ao encontro, permitindo o melhor aproveitamento das atividades científicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário