quarta-feira, 18 de maio de 2011

Instituição francesa de pesquisa em saúde abre oportunidades a estudantes de Fisioterapia

Oscar Komla Awitor, em palestra a estudantes do CEFID
O professor PhD Oscar Komla Awitor, da Universidade d’Auvergne, França, falou ontem a estudantes do CEFID, no auditório do centro, sobre as possibilidades de viagens de estudo de acadêmicos de Fisioterapia a uma das instituições européias de ponta na área de pesquisa em tecnologia biomédica. O acordo de entre d’Auvergne e a UDESC já trouxe dez estudantes franceses ao CEFID, e agora as duas instituições estimulam estudantes brasileiros a fazer o caminho inverso.

Awitor é físico-químico e diretor do laboratório C-Biosenss (Caracterização e Segurança Biológica de Superfícies Nanoestruturadas, na sigla em inglês), ligado ao Instituto Universitário de Tecnologia (UIT) na universidade em Clermont-Ferrand, no centro da França. O C-Biosenss conta com uma equipe multidisciplinar (médicos, farmacêuticos e físico-químicos) que pesquisa dispositivos médicos implantáveis – área que tem aproximações com a Fisioterapia. As pesquisas envolvem soluções para melhorar a interface entre o dispositivo artificial e o tecido humano vivo.

Intercâmbio

A universidade francesa mantém há seis anos um acordo de cooperação internacional com a UDESC, por meio do CEFID. Pelo acordo, o professor Noé Gomes Borges Júnior, do Departamento de Ciências da Saúde, viaja anualmente à França para ministrar a disciplina Eletrônica de Sensores. Em contrapartida, professores franceses da área de informática e eletrônica têm vindo ao CEFID ministrar aulas e estudantes de graduação franceses procuram o centro para terminar seus trabalhos de conclusão.

De acordo com o professor Awitor, há possibilidade de que estudantes de graduação do curso de Fisioterapia passem um período de um a três meses no C-Biosenss, participando das atividades de pesquisa. A possiblidade de intercâmbio também é aberta a estudantes do mestrado, que podem fazer um estágio de seis meses no laboratório. Para os mestrandos, há a alternativa de ficar menos tempo, mas nesse caso o estágio não é formalmente validado, para efeito de currículo.

Mestrado

Outra oportunidade é o recém-criado Mestrado em Tecnologias Biomédicas da Universidade de Auverge, que começa em 2012. Awitor se dispôs ainda a intermediar contatos com outras instituições na área de Fisioterapia, caso haja interessados. A UDESC mantém o Programa de Mobilidade Estudantil (Prome), abre a cada semestre seleção para bolsas de estudo de graduação em universidades conveniadas no exterior, incluindo a instituição francesa.

Nenhum comentário: