Oscar Komla Awitor, diretor do C-Biossenss, da Universidade de Auvergne, em visita ao CEFID nesta segunda |
O professor Awitor é diretor do laboratório C-Biossenss (Caracterização e Segurança Biológica de Superfícies Nanoestruturadas), do Instituto de Tecnologia da Universidade de Auvergne. Ela fará uma apresentação sobre o trabalho do laboratório, do instituto e da universidade, que tem acordo de cooperação internacional com a UDESC. Dez alunos franceses já se descolocaram para fazer intercâmbio no CEFID. Seis deles chegaram a Florianópolis em abril.
Como já existe o acordo de cooperação internacional, nada impede que estudantes do CEFID/UDESC façam também o caminho inverso. O canal para isso é a candidatura a uma bolsa pelo Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) da UDESC.
Nanoestruturas
O C-Biossenss envolve equipes multidisciplinares de pesquisadores (engenheiros, físico-químicos, farmacêuticos, médicos) no desenvolvimento de materiais para uso em saúde. Recentemente o laboratório patenteou uma técnica de uso de nanoestruturas que alteram a superfície de implantes, para que eles se adaptem melhor aos tecidos vivos em que são colocados, resolvendo riscos de contaminação e rejeição.
A universidade francesa mantém há seis anos um acordo de cooperação internacional com a UDESC, por meio do CEFID. Pelo acordo, o professor Noé Gomes Borges Júnior, do Departamento de Ciências da Saúde, viaja anualmente à França para ministrar a disciplina Eletrônica de Sensores, no Instituto Universitário de Tecnologia (UIT) de Auvergne. Em contrapartida, professores franceses da área de informática e eletrônica têm vindo ao CEFID ministrar aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário