terça-feira, 2 de agosto de 2011

CEFID dá início ao Programa de Pós-graduação em Fisioterapia com aula magna

O recém-criado Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID/UDESC deu início às aulas do mestrado nesta segunda-feira, 1º de agosto. Na aula inaugural, o convidado foi o professor doutor Dirceu Costa, ex-coordenador da Área 21 (Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.


O professor Dirceu Costa falou aos novos mestrandos sobre os critérios de avaliação da Capes para os cursos de pós-graduação, em que os itens de maio peso são os ligados à produção intelectual do programa. Costa resssaltou, assim, a necessidade de que os professores e alunos produzam pesquisa de qualidade, publicando-as em revistas científicas bem ranqueadas na área. A contínua melhora da avaliação do programa é essencial para os planos de abertura do curso de doutorado nos próximos anos.

“Vocês tiveram uma grande conquista chegando até aqui, mas o trabalho realmente começa agora”, disse o professor Dirceu Costa aos novos formandos. A aula inaugural, assistida também por um grupo significativo de professores do CEFID, contou com as falas do vice-reitor da UDESC, Antônio Heronaldo de Souza, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Antônio Pereira de Souza, o diretor geral do CEFID, Darlan Laurício Matte e do coordenador da Pós-graduação em Fisioterapia, Gilmar Moraes Santos.

Curso pioneiro

O novo mestrado em Fisoterapia é o primeiro do Sul do Brasil. Para o coordenador do programa, professor doutor Gilmar Moraes Santos, o curso vai ajudar a melhorar a qualidade do atendimento dos serviços de saúde à população. “Teremos uma melhor formação dos fisioterapeutas, que poderão ser instrumentalizados com as técnicas mais avançadas em Fisioterapia, orientados para a prática baseada em evidências”, explica.

Os programas de pós-graduação em Fisioterapia são escassos no Brasil, o que prejudica a formação de profissionais de ensino superior e a produção de pesquisas na área. Até então, os cursos de pós-graduação da área estavam concentrados no Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Nordeste (Rio Grande do Norte e Pernambuco).

Mestrado 

O Mestrado em Fisioterapia do CEFID tem 10 professores permanentes (todos fisioterapeutas com doutorado) e um colaborador (doutor em Educação Especial). O curso tem três disciplinas obrigatórias e 12 optativas. Os mestrandos precisam cumprir 24 créditos em disciplinas, mais seis créditos na defesa da dissertação. O edital de seleção é aberto anualmente, no mês de abril.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Carlito Costa, jornalista
(48) 3321-8656/(48) 9977-1832
comunicacao.cefid@udesc.br

Nenhum comentário: