Atividade fez parte da programação de recepção aos novos alunos
Presidente do Dasefe, Rômulo Fedatto Pereira, participa da doação de sangue no Hemosc |
Um grupo de calouros e estudante veteranos dos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Fisioterapia do CEFID compareceu na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis, para doar sangue. Essa foi uma das atividades da Semana do Calouro, organizada pelo Diretório Acadêmico Seis de Fevereiro (Dasefe), entidade de representação estudantil do centro.
A Semana do Calouro é promovida anualmente pelo Dasefe com atividades de integração e solidariedade – uma forma de dar boas-vindas aos estudantes que rejeita o formato de “trote” ainda praticado em algumas instituições, em que alunos acabam submetido a humilhações. No CEFID, além de aulas magnas para apresentar a instituição, os calouros participam de uma gincana integrando os três cursos. Uma das provas é a arrecadação de donativos para entidades assistenciais.
Aulas Magnas
Os novos acadêmicos do CEFID tiveram na terça-feira suas “aulas magnas”, eventos de apresentação em que um palestrante é convidado a falar sobre um tema de interesse dos estudantes e os professores apresentam à instituição. Durante as aulas magnas, eles também recebem orientações prática, como as oportunidades de bolsas na graduação, a possibilidade de, após formados, fazerem a pós-graduação no próprio centro e a de fazer parte dos estudos no exterior, ainda na graduação.
Os calouros receberam orientações sobre a vida na universidade e as possibilidades de, além do ensino, integrarem-se a atividades de pesquisa e extensão. O CEFID conta com 21 laboratórios de pesquisa e 26 programas de extensão que se desdobram em mais de 90 ações que levam serviços de saúde, prática de atividade física e esporte á comunidade.
Palestras
Na terça pela manhã, as novas turmas do Bacharelado em Educação Física e de Fisioterapia assistiram a uma palestra com o professor Joaquim Felipe de Jesus, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Física, o professor Joaquim de Jesus participa das avaliações de cursos de graduação da área feitas pelo Ministério da Educação.
Na terça à noite, os calouros da Licenciatura em Educação Física tiveram uma pelestra com o professor Alexandre Fernandez Vaz, também da UFSC, que falou sobre a evolução e o cenário atual da formação em Educação Física. Graduado em Educação Física no próprio CEFID, Vaz é mestre em Educação pela UFSC e doutor em Ciências Humanas e sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário