Palestrante convidado é professor doutor Alexandre Vaz, da UFSC
Alexandre Vaz fala a mestrandos e doutorandos em Ciências do Movimento Humano do CEFID |
O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID teve nesta quarta-feira, 10 de agosto, a tradicional aula magna para receber os novos mestrandos e doutorandos selecionados para ingresso no programa neste semestre. A aula teve como palestrante convidado o professor doutor Alexandre Vaz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vaz é mestre em Educação pela UFSC e doutor em Ciências Humanas e sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha.
Durante a palestra, o professor Alexandre Vaz traçou um panorama da pós-graduação em Educação Física no Brasil, buscando situar como a pesquisa na área se posiciona historicamente. “Houve um salto nos últimos 20 anos, hoje temos mais de 20 programas de pós-graduação em Educação Física no país, mas a área está em busca de certo prestígio entre as Ciências da Saúde”, avalia Vaz.
Para o pesquisador, as características da Educação Física, com foco tanto nas ciências humanas quanto nas naturais, traz um problema na definição do que seja seu objeto de pesquisa, que pode ir da fisiologia à educação. “Mas a pesquisa na área vem ganhando força”, atesta. Só este ano, surgiram três novas revistas científicas: Motriz (Unesp), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (CBCE) e Revista Brasileira da Educação Física e Esportes (USP).
Mestrado e Doutorado
O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano mantém os cursos de mestrado e doutorado, ambos com área de concentração em Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano. As linhas de pesquisa, também para ambos os cursos de pós-graduação, são Comportamento Motor, Desempenho no Esporte e Atividade Física e Saúde. O edital de seleção para ingresso no programa é lançado anualmente, em abril.
Nenhum comentário:
Postar um comentário