quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Clínica Escola de Fisioterapia negocia parceria com Município de Florianópolis

 O diretor do Cefid, Darlan Matte (E), com a chefe do Departaemtno de Fisioterapia, Débora Schwertner e o secretário do Continente, Deglaber Goulart, conversam com o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde
A Clínica Escola de Fisioterapia e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis iniciaram conversas para uma futura parceria. Em reunião no CEFID nesta quarta-feira, 10 de agosto, as duas partes concordaram em buscar a formalização de um convênio para o encaminhamento de pacientes da rede municipal à Clínica Escola, com pagamento dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo poderá prever ainda que estudantes da graduação em Fisioterapia do CEFID possam atuar nos postos de saúde, integrando-se ao trabalho de prevenção das equipes de saúde da família.

A parceria entre a Clínica Escola e a Secretaria Municipal de Saúde atende a demandas do município e do curso de graduação em Fisitoerapia do CEFID. A rede municipal ganharia mais um prestador de serviços para fazer frente à grande demanda por atendimentos de fisioterapia. Já a integração dos estudantes a unidades de saúde municipais atende a novas exigências do currículo do curso, que prevê a preparação dos futuros fisioterapeutas para trabalhar segundo a filosofia do SUS, atuando na atenção primária (prevenção), secundária (tratamento) e terciária (reabilitação).

Convênio

Pelo CEFID, participaram da conversa a coordenadora da Clínica Escola, Micheline Koerich, o diretor geral, Darlan Matte, e o diretor de administração, Nivaldo Silva, além de técnicos da Clínica e da área administrativa. Representaram a Secretaria de Saúde os gerentes de urgência e emergência, André Ribeiro, de controle e avaliação, Waldileuza Barbosa, e de regulação, Sônia Polidoro. O secretário municipal do Continente, Deglaber Goulart, também acompanhou parte da reunião.

Durante a reunião, foi acertado que as duas partes providenciassem informações necessárias e providências burocráticas para a elaboração da minuta de um convênio a ser submetido à Secretaria, institucionalizando a parceria. A Clínica Escola de Fisioterapia já vem atendendo muitos pacientes do município, mas a formalização do convênio permitiria administrar melhor esse fluxo de pacientes e atender melhor a população, além de destinar recursos do SUS para a remuneração desses serviços.

Nenhum comentário: