sexta-feira, 18 de março de 2011

CEFID/UDESC lança edital de seleção para Programa de Mestrado em Fisioterapia

Novo curso de pós-graduação é o primeiro do gênero no Sul do Brasil

O diretor-geral do CEFID, Darlan Laurício Matte, assinou nesta sexta-feira o primeiro edital de seleção do Mestrado em Fisioterapia oferecido pela UDESC, o primeiro da área no Sul do Brasil. O novo curso de mestrado, público e gratuito, vai funcionar no CEFID/UDESC, no bairro Coqueiros, em Florianópolis.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, dia 21 de março, até 20 de abril. O edital de seleção oferece 10 vagas, com início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2011.

Clique aqui para baixar o edital

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID/UDESC, professor doutor Gilmar Moraes Santos, o curso vai ajudar a melhor a qualidade do atendimento dos serviços de saúde à população. “Teremos uma melhor formação dos fisioterapeutas, que poderão ser instrumentalizados com as técnicas mais avançadas em fisioterapia, orientados para a prática baseada em evidências, ou seja, treinados para usar apenas as técnicas que tenham pleno respaldo científico”, explica.

Os programas de pós-graduação em Fisioterapia são escassos no Brasil, o que prejudica a formação de profissionais de ensino superior e a produção de pesquisas na área. Hoje os cursos de pós-graduação estão concentrados no Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Nordeste (Rio Grande do Norte e Pernambuco). Mas já existem, só em Santa Catarina, ao menos 15 cursos de graduação em Fisioterapia – um deles no CEFID, que mantém ainda a Clínica Escola, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pós-graduação

O Cefid/Udesc já mantinha o Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, com mestrado (desde 1999) e doutorado (desde 2008). No novo mestrado, a área de concentração do curso é a Avaliação e Intervenção em Fisioterapia, com foco no controle da postura e movimento humano e na fisioterapia cardiorrespiratória.

O Mestrado em Fisioterapia terá 10 professores permanentes (todos fisioterapeutas com doutorado) e um colaborador (doutor em Educação Especial). O curso terá três disciplinas obrigatórias e 12 optativas. Os mestrandos deverão cumprir 24 créditos em disciplinas, mais seis créditos na defesa da dissertação.

Nenhum comentário: