A professora Clarissa Medeiros da Luz, do Departamento de Fisioterapia do CEFID/UDESC, é uma das mais novas doutoras do centro. Ele obteve neste mês o doutorado em Ciências Médico-Sociais e Documentação Científica Universidad de Alcalá de Henares (http://www.uah.es/), Espanha. A tese foi aprovada por unanimidade, com a nota máxima, no dia 11 de março. O tema é “Condições de trabalho na produção de comidas como fatores de risco para a insuficiência venosa de membros inferiores: análise comparativa entre Brasil e Espanha”.
Clarrisa comparou as condições de trabalho de cozinheiras do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com as das que trabalham no Hospital Ramón y Cajal, referência em Madri, com mais de mil leitos. A conclusão foi de que as condições de trabalho no Brasil são fatores de risco para o desenvolvimento de insuficiência venosa em mulheres trabalhadoras de cozinhas hospitalares, em comparação com a Espanha.
Baixe aqui o resumo da pesquisa de doutorado
A nova doutora teve como orientadoras as doutoras Begoña Rodríguez Ortiz de Salazar (Universidad de Alcalá) e Rossana Pacheco da Costa Proença (Universidade Federal de Santa Catarina). A conclusão do doutorado na Espanha foi possível graças ao financiamento público obtido por meio do Edital Universal 15/2007 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Clarissa Medeiros da Luz é professora substituta do CEFID desde 2006. Prata da casa, graduou-se em Fisioterapia na UDESC em 2001 e obteve o mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006, com objeto de pesquisa semelhante ao do doutorado na Universidade de Alcalá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário