quinta-feira, 31 de março de 2011

Formação de treinadores de tênis de alto nível é tema de pesquisa de mestrado do CEFID/UDESC

Outra dissertação apresenta modelo de avaliação da motivação do brasileiro para prática de esporte

Duas dissertações de mestrado defendidas nesta quinta-feira, 31 de março, no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID trazem contribuições acadêmicas importantes para o esporte no Brasil. Às 19 horas, Marcelo Bittencourt Neiva de Lima apresenta seu trabalho pioneiro sobre a formação de treinadores de tênis de alto nível no país. Pela manhã, Diego Itibere Cunha Vasconcellos defendeu sua dissertação sobre avaliação da motivação para a prática esportiva entre a população.

As duas dissertações têm como orientador o doutor Alexandro Andrade, professor do Departamento de Educação Física e diretor de pesquisa e pós-graduação do CEFID. Andrade também é diretor científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), maior e mais antiga entidade científica de Educação Física do Brasil. Além do professor Andrade, as bancas contaram com a participação de outros pesquisadores de renome da área no país, inclusive o presidente do CBCE, Leonardo Tartaruga.

Tênis

Às 19 horas desta quinta, Marcelo Lima apresenta sua pesquisa sobre o "perfil da formação de treinadores de tênis de alto rendimento no Brasil – validação do questionário de avaliação da formação inicial e permanente de treinadores de tênis”. É um trabalho de pesquisa com repercussões nacionais, que pela primeira vez permitirá uma avaliação mais criteriosa e com base científica da formação de treinadores de tênis no país. O mestrando Marcelo Lima é o coordenador do Instituto Guga Kuerten (IGK), em Florianópolis, e entrevistou o próprio Gustavo Kuerten com parte do trabalho.

A qualidade dos treinadores de tênis é uma das razões para que alguns países, como a Espanha, sejam grandes formadores de tenistas de alto nível, bem posicionados nos rankings mundiais, modelo que agora pode ser seguido pelo Brasil. A banca de avaliação da dissertação de mestrado conta com a participação do professor doutor Leonardo Tartaruga, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Parcerias

A dissertação de mestrado defendida pela manhã por Diego Vasconcelos aborda a “validação do questionário de avaliação da motivação para a prática esportiva”. É um instrumento usado em diversos países, que tem nessa pesquisa a validação para aplicação na população brasileira. Na banca de avaliação estava o professor doutor Renato Miranda, especialista em psicologia do esporte de alto rendimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais.

De acordo com o professor Alexandro Andrade, estas defesas são momentos de avaliação, mas também de fortalecimento de parcerias entre grupos de pesquisa, valorização dos mestrandos e definição de perspectivas futuras de trabalho. “Na direção cientifica do CBCE, temos promovido diversas ações no campo da pesquisa e da pós-graduação em Educação Física no país que, além de valorizar o CBCE como entidade acadêmica e científica, busca fortalecer a pesquisa e a pós-graduação do CEFID.

Nenhum comentário: