quinta-feira, 3 de março de 2011

Fisioterapeuta graduada no CEFID expõe mostra fotográfica sobre a vida de idosos em asilos

O Palácio Cruz e Sousa (Museu Histórico de Santa Catarina), no Centro de Florianópolis, exibe até o dia 13 de março a mostra fotográfica “Exilados”, com 17 imagens da vida de idosos em asilos. A autora das fotos é Michele Franzoni, fisioterapeuta graduada pelo CEFID/UDESC em 1999 e hoje estudante do curso de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da UDESC.

De acordo com Michelle, o objetivo do trabalho é mostrar um pouco da realidade vivida pelos idosos nestas instituições. Mesmo com o descaso comum das famílias e do sentimento de abandono, os moradores encontram razão para sorrir na convivência com outros idosos, voluntários e funcionários.

"O trabalho é uma reflexão sobre o modo de vida contemporâneo e suas consequências. Devemos repensar sobre o nosso próprio futuro e tentar compreender a velhice a tempo de vivê-la da melhor forma. Respeitar e dar carinho aos idosos que nos cercam é uma maneira de nos aproximar dessa realidade", explica Michelle.

Atualmente, o Brasil conta com uma população de mais de 15 milhões de idosos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número poderá ultrapassar os 30 milhões, chegando a quase 13% do total. O crescimento dessa população no país chama a atenção para o problema do abandono de idosos.


Fotógrafa

Natural de Florianópolis, Michelle Franzoni atuou por dez anos como fisioterapeuta, antes de entrar para o curso de Artes Visuais na UDESC, em 2009. Também foi professora substituta do CEFID, no início dos anos 2000. Atualmente, além da graduação em Artes, está em fase de conclusão do doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Mostra fotográfica “Exilados"

Local: Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa), Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis.
Visitação: até 13 de março, às terças e sextas, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.
Entradas: gratuitas

Nenhum comentário: