segunda-feira, 28 de março de 2011

Estudantes de universidade francesa escolhem Cefid para aplicar conhecimento adquirido

Seis estudantes de graduação da Universidade de Auvergne, em Clermont-Ferrand, França, chegam a Florianópolis no início de abril para um estágio no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina. Eles vêm para fazer seus trabalhos de conclusão de curso, aproveitando a estrutura do Cefid/Udesc para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em física e eletrônica adquiridos na universidade francesa.

Jerômine Meziére e Fabien Pino são alunos do curso de Medições Físicas do Instituto Universitário de Tecnologia (UIT) da Universidade de Auvergne. Karim Bogtob, Jury David, Mickäel Perrin e Valette Romam são graduandos do curso de informática do mesmo instituto. A vinda deles é resultado de um acordo de cooperação entre o Cefid/Udesc e a Universidade de Auvergne, em vigor a seis anos.

Pelo acordo, o professor Noé Gomes Borges Júnior, do Departamento de Ciências da Saúde do Cefid/Udesc, viaja anualmente à França para ministrar a disciplina Eletrônica de Sensores, no UIT. Em contrapartida, professores na universidade francesa, como Philippe Kauffmann, da área de informática e eletrônica, têm vindo ao Cefid/Udesc para ministrar aulas.

No dia 17 de maio, está prevista a chegada do professor Oscar Awitor Komla, diretor do laboratório C-Biossenss (Caracterização e Segurança Biológica de Superfícies Nano-estruturadas), da Universidade de Auvergne. “O principal fruto que colhemos com esse acordo é a projeção internacional, como instituição de pesquisa, do Cefid e da Udesc”, explica o professor Noé Borges Júnior.

Saúde

De acordo com o professor, o que tem atraído os estudantes franceses a fazer seus trabalhos de conclusão de curso no Cefid/Udesc é a estrutura de trabalho do centro na área de saúde. “Eles vislumbram a possibilidade de aplicar o conhecimento teórico de física e eletrônica em aplicações práticas na área de saúde, o que é muito interessante para eles”, explica Borges.

O Cefid mantém os cursos de graduação em Fisioterapia e Educação Física, uma Clínica Escola de Fisioterapia, mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano e implantará este ano o mestrado em Fisioterapia. Conta com 18 laboratórios e núcleos de pesquisa e desenvolve 97 ações de extensão, muitas envolvendo fisioterapia e reabilitação.

Nenhum comentário: