quinta-feira, 24 de março de 2011

Professora do CEFID quer popularizar esporte de salvamento aquático

A professora Suzana Matheus Pereira, do Departamento de Educação Física do CEFID, acompanhou no sábado, 19 de março, a primeira etapa do Campeonato Catarinense de Salvamento Aquático, em Balneário Camboriú. A competição é disputada entre equipes de bombeiros militares e civis que atuam nesse tipo de salvamento. Além de esporte, serve como treinamento. A intenção da professora Susana é abrir o esporte para outras pessoas e divulgar a modalidade entre os acadêmicos do CEFID/UDESC.

Quatro estudantes de graduação em Educação Física (bacharelado) do CEFID também estiveram em Balneário Camboriú para acompanhar o campeonato: Gustavo Pereira, Leonessa Boing, Felipe Lisbôa e Ana Carolina Souza. A professora Suzana manteve contatos com o comando do Corpo de Bombeiros sobre uma possível abertura do campeonato a competidores que não sejam bombeiros ou guarda-vidas.

O campeonato teve, na primeira das três etapas previstas, provas de corrida ao pé-de-pato, resgate com pranchão, resgate com life-belt e reboque de manequim em piscina.

Esporte

As competições de salvamento aquático são comuns em vários países. Na Austrália, por exemplo, há mais de 100 anos estas competições são realizadas anualmente. Estados Unidos, Portugal, Argentina, Itália, Uruguai e Espanha também têm torneios tradicionais, e a cada dois anos há um campeonato mundial. No Brasil, campeonatos nacionais entre guarda-vidas são realizados desde 1996.

Desde 2004, Santa Catarina participa do Campeonato Sul-americano de Salvamento Aquático. A equipe catarinense foi campeã em 2004 (Balneário Camboriú) e 2005 (Tramandaí, RS), nas categorias masculina e feminina. Nos anos seguintes ficou sempre com o segundo lugar. Em 2011, o Sul-americano será disputado em Brasília, em outubro.

Nenhum comentário: