A Clínica Escola de Fisioterapia ofereceu nesta sexta-feira, 8 de abril, orientação especial à equipe responsável pela faxina das instalações do CEFID. A médica infectologista Sílvia Cristina de Carvalho Flores, servidora do Gabinete Médico do centro, fez uma palestra para a equipe de 13 faxineiros terceirizados. O objetivo foi repassar pequenos cuidados a serem tomados na limpeza do ambiente da clínica, para evitar infecções.
|
Doutora Sílvia (em pé) passa orientações ao pessoal responsável pela limpeza |
Circulam diariamente pela Clínica Escola cerca de 200 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, servidores, alunos e professores do curso de graduação em Fisioterapia e dos programas de pós-graduação do CEFID, que ali desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a médica, “o trabalho precisa ser diferente de uma limpeza doméstica, já que se trata de um espaço onde ocorre atendimento ambulatorial”.
Desinfecção
Segundo a infectologista Sílvia Flores, os cuidados são semelhantes aos tomados nas áreas menos críticas de um hospital. Ela repassou informações sobre os produtos a serem utilizados, evitando a corrosão de materiais e a toxicidade para as pessoas, e a forma adequada de desinfecção do ambiente.
Além de atuar como médica no CEFID, a doutora Sílvia trouxe para a palestra a experiência como chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Nereu Ramos, unidade de saúde pública estadual em Florianópolis. Ela também presta serviços como consultora em controle de infecção hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário