sexta-feira, 18 de março de 2011

CEFID/UDESC recebe novo equipamento para análise de movimentos em três dimensões

Sistema é semelhante ao usado na produção do filme Avatar, de James Cameron

O CEFID/UDESC recebeu nesta sexta-feira, 18 de março, um equipamento de última geração para análise de movimentos, capaz de produzir vídeos tridimensionais em “supercâmera-lenta”, semelhante ao usado para gerar as imagens de filmes como Avatar, de James Cameron. O equipamento ficará à disposição dos laboratórios de pesquisa do CEFID e será um acréscimo importante à infraestrutura do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano.

As aplicações em pesquisa para o sistema de sinemetria são inúmeras. Ele pode ser utilizado para analisar detalhadamente certo movimento de um atleta, permitindo um aperfeiçoamento preciso da técnica. Ou para analisar as causas da dor e a dificuldade de caminhar de uma pessoa idosa. A análise do movimento de amputados, para melhor adaptação de próteses, por exemplo, é outra aplicação possível.

Câmeras registram o movimento a partir de pontos reflexivos colocados no corpo

Cinemetria

O sistema de cinemetria usa até dez câmeras para captação de movimento, além de incluir uma câmera termográfica, capaz de fazer um mapeamento da temperatura corporal. “Ele pode ser usado em qualquer pesquisa que envolva análise de movimento”, explica a doutoranda Caroline Ruschel, integrante do Laboratório de Biomecânica Aquática do CEFID, grupo de pesquisa que adquiriu o equipamento.

O sistema detecta os movimentos a partir de pontos reflexivos colocados no corpo do indivíduo em análise. Duas ou mais câmeras captam esses pontos ao mesmo tempo. As imagens são enviadas em tempo real a um computador, que as processa e constrói a imagem 3D. Já a câmera termográfica mostra, com um sistema de cores, as partes do corpo onde há mais ou menos atividade metabólica, detectada pela temperatura.

“O diferencial do equipamento não são as câmeras, mas o hardware e o softwares, capaz de fazer esse processamento com imagens de até 500 quatros por segundo”, explica o professor Hélio Roesler, coordenador do laboratório. Para se ter uma ideia do detalhamento do movimento captado, ma imagem comum de TV analógica tem 60 quadros por segundo.

Dados

O novo equipamento melhorará muito a qualidade dos dados obtidos em pesquisas que envolvem a análise do movimento humano. Além de gerar as imagens, permite exportar dados importantes para os pesquisadores, como a posição dos segmentos, velocidades lineares e angulares, acelerações e posição do centro de gravidade.

O sistema foi adquirido com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, dentro de um programa de melhoria da infraestrutura de instituições de pesquisa. Produzido pela empresa Spicatek, com sede no Havaí, Estados Unidos, o equipamento custou US$ 189 mil (cerca de R$ 315 mil).

Um comentário:

Anônimo disse...

A TERMOGRAFIA é o mais importante, eficiente, preciso e seguro método de avaliação de instalações e componentes elétricos, sendo a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho, a aquisição e análise das informações térmicas feitas a partir de dispositivos de obtenção de imagens são realizadas sem contato físico.
A INFRATERM que trabalha a mais de 20 anos nessa área e fornece inspeções periódicas. Cada vistoria inclui exame computadorizado completo, com fotos coloridas de todos os pontos com defeito, resultados e diagnósticos da performance e sua evolução, seguidas de recomendações para correções ou aperfeiçoamentos na operação, baseados na experiência dos engenheiros operantes.

Infraterm@infraterm.com.br
(011)3255-4441