terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais dois técnicos tomam posse no CEFID

O diretor geral do CEFID, professor Darlan Laurício Matte, deu posse nesta terça-feira à tarde a mais dois técnicos universitários aprovados no concurso público de 2009. Os dois assumiram os cargos de auxiliares administrativos. Com eles, já são 71 técnicos no quadro de pessoal do CEFID, qualificando o centro a ofercer melhor os seus serviços, em várias áreas.

Veja quem são os novos técnicos:

Rafael João Rosa, 31 anos, trabalhava no Prefeitura de Biguaçu (SC), no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. Com formação em Mecânica pela antiga Escola Técnica Federal de Santa Catarina (hoje Instituto Federal), também trabalhou por muito tempo com manutenção de elevadores. É solteiro e sem filhos.






João Batista da Silva Neto, 42 anos, é formado em Engenharia Civil e tem uma pequena empresa na área. Já era servidor público estadual, na Secretaria de Educação, onde trabalhava com reprodução de material didático para o Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja). É casado, tem três filhos (de 18, 17 e três anos) e tem planos de adotar mais um.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CEFID contrata dois novos técnicos universitários


O diretor geral do CEFID, Darlan Laurício Matte, deu posse nesta sexta-feira, 12 de agosto, a dois novos servidores técnicos universitários aprovados no concurso público de 2009. Os novos técnicos foram designados para trabalhar na Clínica Escola de Fisioterapia e para o setor de Arquivo Permanente do centro.


Marisa Beirith vai trabalhar na Clínica Escola de Fisioterapia do CEFID. Casada, com dois filhos adultos, Marisa formou-se em Educação Física pelo CEFID em 1986, mas acabou deixando a profissão para se dedicar aos filhos. Agora volta à instituição onde estudou como servidora.






Cássio Cacciatore foi designado para o Setor de Arquivo Permanente do centro. Estudante de Relações Internacionais da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) campus Norte da Ilha, em Florianópolis, trabalhou como estagiário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário de Santa Catarina (Cidasc).

Mais uma estudante obtém graduação em Fisioterapia pelo CEFID


A estudante Isabela Sachetti da Silva é a mais nova fisioterapeuta formada pelo CEFID. Isabela não pôde participar da formatura da turma de graduação em Fisioterapia, no dia 1º de agosto, e teve a colação de grau nesta sexta-feira, na sala de reuniões da Direção Geral, durante a reunião do Conselho de Centro (Concentro).

Isabela tem 28 anos, é natural de Tubarão e moradora da Barra da Lagoa, em Florianópolis. Ela recebeu os parabéns dos conselheiros do Concentro presentes à colação e o incentivo do diretor geral, Darlan Laurício Matte, para que continue estudando no CEFID, que oferece duas opções de mestrado: Ciências do Movimento Humano (que também conta com doutorado) e Fisioterapia.

Equipe de ginástica rítmica do CEFID é campeã estadual pré-infantil


A equipe da Adiee/Udesc/FME é campeã estadual de ginástica rítmica na categoria pré-infantil (7 a 10 anos de idade). O título foi conquistado em competição no último sábado, 6 de agosto, em Indaial (SC). A equipe é uma parceria entre o programa de extensão Núcleo de Estudos da Ginástica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski, a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

Treinada pela professora Ana Cláudia Kraeski, integrante do programa de extensão do CEFID, a equipe contou com as ginastas Alice Kraeski Costa, Sabrina Pereira , Roberta de Medeiros e Vitória Silva, todas de 10 anos. As meninas se preparam agora para participar do Campeonato Brasileiro Pré-infantil, em Manaus, na semana que vem.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Estudantes de Fisioterapia conhecem equipamentos de acessibilidade durante encontro acadêmico

Carro escalador de escadas transportando cadeira de rodas

Estudantes de graduação do CEFID que participam do 2º Encontro Científico Acadêmico de Fisioterapia (Ecaf), puderam conhecer nesta quinta-feira, 11 de julho, equipamentos inovadores capazes de auxiliar o trabalho dos futuros fisioterapeutas. No intervalo entre as discussões de casos clínicos no encontro, os alunos assistiram a uma demonstração de equipamentos de acessibilidade.

As demonstrações apresentaram aparelhos escaladores de escada, disponíveis no mercado e úteis para cadeirantes, idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção. “Para os alunos é importante que conheçam esse tipo de aparelho, porque ao atuar como fisioterapeutas poderão orientar melhor pessoas que podem ser seus pacientes”, explica a coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia do CEFID, Micheline Koerich.

Um dos dispositivos demonstrados e um carrinho escalador de escadas, que pode transportar uma cadeira de rodas escada abaixo ou acima. O outro é uma cadeira escaladora de escadas. Trata-se de uma cadeira de rodas dotada de um dispositivo que lhe permite subir ou descer degraus. Os modelos custam no mercado entre R$ 22 mil e R$ 23 mil, custo que pode ser inferior à adaptação de uma casa para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano tem aula magna para mestrandos e doutorandos


Palestrante convidado é professor doutor Alexandre Vaz, da UFSC

Alexandre Vaz fala a mestrandos e doutorandos em Ciências do Movimento Humano do CEFID
O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID teve nesta quarta-feira, 10 de agosto, a tradicional aula magna para receber os novos mestrandos e doutorandos selecionados para ingresso no programa neste semestre. A aula teve como palestrante convidado o professor doutor Alexandre Vaz, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vaz é mestre em Educação pela UFSC e doutor em Ciências Humanas e sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha.

Durante a palestra, o professor Alexandre Vaz traçou um panorama da pós-graduação em Educação Física no Brasil, buscando situar como a pesquisa na área se posiciona historicamente. “Houve um salto nos últimos 20 anos, hoje temos mais de 20 programas de pós-graduação em Educação Física no país, mas a área está em busca de certo prestígio entre as Ciências da Saúde”, avalia Vaz.

Para o pesquisador, as características da Educação Física, com foco tanto nas ciências humanas quanto nas naturais, traz um problema na definição do que seja seu objeto de pesquisa, que pode ir da fisiologia à educação. “Mas a pesquisa na área vem ganhando força”, atesta. Só este ano, surgiram três novas revistas científicas: Motriz (Unesp), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (CBCE) e Revista Brasileira da Educação Física e Esportes (USP).

Mestrado e Doutorado

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano mantém os cursos de mestrado e doutorado, ambos com área de concentração em Estudos Biocomportamentais do Movimento Humano. As linhas de pesquisa, também para ambos os cursos de pós-graduação, são Comportamento Motor, Desempenho no Esporte e Atividade Física e Saúde. O edital de seleção para ingresso no programa é lançado anualmente, em abril.

Encontro Ciêntífico Acadêmico de Fisioterapia do CEFID apresenta pesquisa e extensão a estudantes


Estudantes puderam saber mais sobre  núcleos de pesquisa
Estudantes do curso de graduação em Fisioterapia do CEFID lotaram o auditório do centro nesta quarta-feira, 10 de agosto, para o primeiro dia do 2º Encontro Científico Acadêmico de Fisioterapia (Ecaf), que vai até sexta-feira. No primeiro dia, os estudantes receberam informações sobre projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos pelo Cefid.

Os acadêmicos também assistiram a palestras sobre as teses de doutorado de duas professoras do Departamento de Fisitoerapia. Deborah Hizume obteve o doutorado em 2010 na Universidade de São Paulo (USP) com um estudo sobre “Efeitos da exposição à fumaça de cigarro sobre a inflamação, responsividade e remodelamento pulmonares em camundongos com inflamação pulmonar alérgica crônica”.

Já a professora Soraia Tonon da Luz obteve o doutorado também em 2010 na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha, com a tese “Avaliação do dano corporal em amputados de membros inferiores”. Recentemente ele voltou à Espanha para dar prosseguimento à pesquisa originada no doutorado, estudando a “dor fantasma” verificada com frequência em pacientes que tiveram membros amputados.
Acadêmicos de Fisioterapia lotaram auditório do CEFID

 
Veja aqui a programação do encontro


O 2º Ecaf é organizado pelo programa de extensão Integração, coordenado pela professora Débora Soccal Schwertner, em parceria com o Centro Acadêmico de Fisioterapia (Cafisio). A participação dos estudantes é obrigatória. A idéia é reunir alunos e professores num ambiente de discussão sobre a profissão de fisioterapeuta. Nesta quinta e sexta-feira, serão discutidos casos clínicos.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Carlito Costa, jornalista
Telefones (48) 3321-8656/(48) 9977-1832
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br

Clínica Escola de Fisioterapia negocia parceria com Município de Florianópolis

 O diretor do Cefid, Darlan Matte (E), com a chefe do Departaemtno de Fisioterapia, Débora Schwertner e o secretário do Continente, Deglaber Goulart, conversam com o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde
A Clínica Escola de Fisioterapia e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis iniciaram conversas para uma futura parceria. Em reunião no CEFID nesta quarta-feira, 10 de agosto, as duas partes concordaram em buscar a formalização de um convênio para o encaminhamento de pacientes da rede municipal à Clínica Escola, com pagamento dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo poderá prever ainda que estudantes da graduação em Fisioterapia do CEFID possam atuar nos postos de saúde, integrando-se ao trabalho de prevenção das equipes de saúde da família.

A parceria entre a Clínica Escola e a Secretaria Municipal de Saúde atende a demandas do município e do curso de graduação em Fisitoerapia do CEFID. A rede municipal ganharia mais um prestador de serviços para fazer frente à grande demanda por atendimentos de fisioterapia. Já a integração dos estudantes a unidades de saúde municipais atende a novas exigências do currículo do curso, que prevê a preparação dos futuros fisioterapeutas para trabalhar segundo a filosofia do SUS, atuando na atenção primária (prevenção), secundária (tratamento) e terciária (reabilitação).

Convênio

Pelo CEFID, participaram da conversa a coordenadora da Clínica Escola, Micheline Koerich, o diretor geral, Darlan Matte, e o diretor de administração, Nivaldo Silva, além de técnicos da Clínica e da área administrativa. Representaram a Secretaria de Saúde os gerentes de urgência e emergência, André Ribeiro, de controle e avaliação, Waldileuza Barbosa, e de regulação, Sônia Polidoro. O secretário municipal do Continente, Deglaber Goulart, também acompanhou parte da reunião.

Durante a reunião, foi acertado que as duas partes providenciassem informações necessárias e providências burocráticas para a elaboração da minuta de um convênio a ser submetido à Secretaria, institucionalizando a parceria. A Clínica Escola de Fisioterapia já vem atendendo muitos pacientes do município, mas a formalização do convênio permitiria administrar melhor esse fluxo de pacientes e atender melhor a população, além de destinar recursos do SUS para a remuneração desses serviços.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Estudante do CEFID relata experiência de fazer parte da graduação no exterior


Bárbara Conti recebeu bolsa da UDESC para estudar em Portugal
Bárbara Conti, estudante de Educação Física do CEFID, durante o período de estudos em Portugal
Interessados em conhecer a experiência de uma estudante de graduação do CEFID numa universidade estrangeira terão essa oportunidade nesta terça-feira, 9 de agosto, às 19 horas, no auditório do centro. Bárbara Cardoso Conti, aluna da oitava fase do Curso de Licenciatura em Educação Física, esteve de fevereiro a jullho deste ano na Universidade do Porto, em Portugal, cumprindo disciplinas da graduação.

Bárbara foi a primeira estudante do CEFID a conquistar uma bolsa do Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) da UDESC, que oferece passagens aéreas e ajuda de custo para que alunos da universidade façam parte da graduação em instituições de ensino estrangeiras conveniadas. Por exigência do próprio programa, ela tem de fazer esse relato à comunidade acadêmica no início do semestre seguinte à viagem.

Inscrições abertas

O edital 02/2011 do Prome está com inscrições abertas para bolsas de estudo no exterior. Alunos de graduação que já cumpriram todas as disciplinas do primeiro ano de curso (primeira e segunda fase) podem se candidatar até o dia 18 de agosto na Direção de Ensino de Graduação.

Leia aqui o edital 02/2011 do Prome e veja como participar

Baixe aqui os anexos do edital

O Prome distribui 10 bolsas, uma para cada centro da UDESC. O auxílio inclui, além das passagens, uma ajuda de custo mensal de 600 euros ou 600 dólares americanos, por até seis meses.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Carlito Costa, jornalista
Telefones (48) 3321-8656/(48) 9977-1832
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CEFID contrata quatro novos técnicos universitários

O CEFID tem quatro novas servidoras técnicss universitárias desde a semana passada, quando foram empossadas pelo diretor geral do centro, Darlan Laurício Matte. As novas técnicos foram designados para três setores do CEFID (Direção de Extensão, Recepção e Sala de Materiais) e já estão exercendo suas funções.

Veja quem são elas:

Ailime Perito Feiber Heck, 22 anos, estudante da sétima fase da graduação em Fisioterapia do CEFID, é a nova servidora da Direção de Extensão.

Denise Fernandes Ogando, 31 anos, está trabalhando na Coordenadoria de Recursos Humanos e em breve será encarregada da sala de materiais, junto ao Ginásio 1, onde serão concentrados todos os materiais esportivos usados no CEFID.

Rafaela Cristina Pretti, que completa 29 anos na próxima quarta-feira, 10 de agosto, já está trabalhando na Recepção do CEFID pela manhã.

Magaly Albuquerque de Souza de Azevedo, que faz 54 no dia 21, também está na Recepção do CEFID, mas no período da tarde.







A Direção Geral do CEFID dá boas-vindas aos novos técnicos.

Assessoria de Comunicação do CEFID
Carlito Costa, jornalista
(48) 3321-8656 / (48) 9977-1832

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pesquisadora do CEFID fala à revista IstoÉ sobre "correr para trás"

A professor Stella Maris Michaelsen, subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia (mestrado) do CEFID, fazou à revista IstoÉ em reportagem sobre correr de costas, modalidade de exercício físico que vem ganhando praticantes Brasil afora.

Com cinco estudos em andamento sobre o movimento de andar para trás, Stella está entre os pesquisadores consultados pela revista para falar sobre as vantagens e os riscos da prática. Para a pesquisadora do CEFID, "A alteração no modo como o pé entra em contato com o chão, a par­tir da ponta, ajuda na redução do impacto sobre o joelho".


Leia aqui a reportagem completa da revista IstoÉ

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Estudantes fazem doação de sangue ao Hemosc

Atividade fez parte da programação de recepção aos novos alunos

Presidente do Dasefe, Rômulo Fedatto Pereira, participa da doação de sangue no Hemosc
Um grupo de calouros e estudante veteranos dos cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Fisioterapia do CEFID compareceu na manhã desta quarta-feira, 3 de agosto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis, para doar sangue. Essa foi uma das atividades da Semana do Calouro, organizada pelo Diretório Acadêmico Seis de Fevereiro (Dasefe), entidade de representação estudantil do centro.

A Semana do Calouro é promovida anualmente pelo Dasefe com atividades de integração e solidariedade – uma forma de dar boas-vindas aos estudantes que rejeita o formato de “trote” ainda praticado em algumas instituições, em que alunos acabam submetido a humilhações. No CEFID, além de aulas magnas para apresentar a instituição, os calouros participam de uma gincana integrando os três cursos. Uma das provas é a arrecadação de donativos para entidades assistenciais.

Aulas Magnas

Os novos acadêmicos do CEFID tiveram na terça-feira suas “aulas magnas”, eventos de apresentação em que um palestrante é convidado a falar sobre um tema de interesse dos estudantes e os professores apresentam à instituição. Durante as aulas magnas, eles também recebem orientações prática, como as oportunidades de bolsas na graduação, a possibilidade de, após formados, fazerem a pós-graduação no próprio centro e a de fazer parte dos estudos no exterior, ainda na graduação.

Os calouros receberam orientações sobre a vida na universidade e as possibilidades de, além do ensino, integrarem-se a atividades de pesquisa e extensão. O CEFID conta com 21 laboratórios de pesquisa e 26 programas de extensão que se desdobram em mais de 90 ações que levam serviços de saúde, prática de atividade física e esporte á comunidade.

Palestras

Na terça pela manhã, as novas turmas do Bacharelado em Educação Física e de Fisioterapia assistiram a uma palestra com o professor Joaquim Felipe de Jesus, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Física, o professor Joaquim de Jesus participa das avaliações de cursos de graduação da área feitas pelo Ministério da Educação.

Na terça à noite, os calouros da Licenciatura em Educação Física tiveram uma pelestra com o professor Alexandre Fernandez Vaz, também da UFSC, que falou sobre a evolução e o cenário atual da formação em Educação Física. Graduado em Educação Física no próprio CEFID, Vaz é mestre em Educação pela UFSC e doutor em Ciências Humanas e sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

CEFID dá início ao Programa de Pós-graduação em Fisioterapia com aula magna

O recém-criado Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID/UDESC deu início às aulas do mestrado nesta segunda-feira, 1º de agosto. Na aula inaugural, o convidado foi o professor doutor Dirceu Costa, ex-coordenador da Área 21 (Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.


O professor Dirceu Costa falou aos novos mestrandos sobre os critérios de avaliação da Capes para os cursos de pós-graduação, em que os itens de maio peso são os ligados à produção intelectual do programa. Costa resssaltou, assim, a necessidade de que os professores e alunos produzam pesquisa de qualidade, publicando-as em revistas científicas bem ranqueadas na área. A contínua melhora da avaliação do programa é essencial para os planos de abertura do curso de doutorado nos próximos anos.

“Vocês tiveram uma grande conquista chegando até aqui, mas o trabalho realmente começa agora”, disse o professor Dirceu Costa aos novos formandos. A aula inaugural, assistida também por um grupo significativo de professores do CEFID, contou com as falas do vice-reitor da UDESC, Antônio Heronaldo de Souza, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Antônio Pereira de Souza, o diretor geral do CEFID, Darlan Laurício Matte e do coordenador da Pós-graduação em Fisioterapia, Gilmar Moraes Santos.

Curso pioneiro

O novo mestrado em Fisoterapia é o primeiro do Sul do Brasil. Para o coordenador do programa, professor doutor Gilmar Moraes Santos, o curso vai ajudar a melhorar a qualidade do atendimento dos serviços de saúde à população. “Teremos uma melhor formação dos fisioterapeutas, que poderão ser instrumentalizados com as técnicas mais avançadas em Fisioterapia, orientados para a prática baseada em evidências”, explica.

Os programas de pós-graduação em Fisioterapia são escassos no Brasil, o que prejudica a formação de profissionais de ensino superior e a produção de pesquisas na área. Até então, os cursos de pós-graduação da área estavam concentrados no Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e Nordeste (Rio Grande do Norte e Pernambuco).

Mestrado 

O Mestrado em Fisioterapia do CEFID tem 10 professores permanentes (todos fisioterapeutas com doutorado) e um colaborador (doutor em Educação Especial). O curso tem três disciplinas obrigatórias e 12 optativas. Os mestrandos precisam cumprir 24 créditos em disciplinas, mais seis créditos na defesa da dissertação. O edital de seleção é aberto anualmente, no mês de abril.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Carlito Costa, jornalista
(48) 3321-8656/(48) 9977-1832
comunicacao.cefid@udesc.br

CEFID/UDESC forma 58 novos profissionais de Educação Física e Fisioterapia

Os novos profissionais de Educação Física e Fisioterapia formados pelo CEFID/UDESC tiveram a cerimônia de colação de grau nessa segunda-feira, 1º de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Neste semestre (2011/1), o centro formou 29 bacharéis e 14 professores (licenciados) em Educação Física, além de 15 fisioterapeutas.


O CEFID mantém a graduação em Educação Física desde 1973 e em Fisioterapia desde 1994. Com os graduados do último semestre, já são 72 turmas formadas na licenciatura em Educação Física, 32 no bacharelado em Educação Física e 27 na Fisioterapia.

Com cursos de graduação consolidados e com qualidade reconhecida nacionalmente, o CEFID/UDESC vem contribuindo para a qualificação dos profissionais da área de Educação Física e Fisioterapia no Estado. Os dois cursos tem obtido avaliações positivas cada vez mais altas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e são considerados os melhores do Brasil pelo Guia do Estudante Abril.

O ingresso nos cursos é feito pelo Vestibular Vocacionado da Udesc, com abertura de 30 vagas por semestre para cada uma das três graduações.

Pós-graduação

O centro também oferece pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (mestrado e doutorado) e o mestrado em Fisioterapia, que iniciou as aulas também nessa segunda-feira. O novo mestrado é único do Sul do Brasil focado especificamente em Fisioterapia. Os editais de seleção para os dois programas de pós-graduação são lançados anualmente, em abril.

Assessoria de Comunicação do CEFID/UDESC
Carlito Costa, jornalista
Telefones (48) 3321-8656/(48) 9977-1832
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CEFID está com inscrições abertas para aulas gratuitas de dança

O programa de extensão Ritmo e Movimento, que oferece à comunidade aulas gratuitas de dança e prática de exercícios físicos, está com inscrições abertas abertas. As atividades do programa, coordenado pela professora Adriana Guimarães, serão retomadas a partir de segunda-feira, dia 1º de agosto. As inscrições podem ser feitas na Direção de Extensão do CEFID.

A maioria das atividades são realizadas no CEFID (Rua Pascoal Simone, 358, bairro Coqueiros Florianópolis). As aulas de alongamento tem como local o Parque de Coqueiros.

Veja a lista de atividades e os horários


Alongamento
Segundas, quartas e sextas-feiras,
das 7h30 às 8h30
Parque de Coqueiros
Aulas de Dança Contemporânea
Segundas e quartas-feiras
das 12 horas às 13h30
Ginásio 1 do CEFID
Aulas de Dança de Salão
Segundas e quartas-feiras
das 13h30 às 14h30
Ginásio 1 do CEFID
Preparação Física (Treinamento Funcional)
Terças e quintas-feiras,
das 13h30 às 14h30
Ginásio 1 do CEFID
Grupo de Dança do CEFID/UDESC
(Somente para estudantes da UDESC)
De segunda a sexta-feira,
das 12 horas às 13h30
Ginásio 1 do CEFID

Mais informações pelo telefone (48) 9166-5128, com Melissa Carvalho, bolsista do programa.

Estudantes do nível médio ao pós-doutorado terão 75 mil bolsas em universidades no exterior

Aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior e fomentar o conhecimento inovador dos trabalhadores para impulsionar a competitividade da indústria nacional. Esses são objetivos do programa “Ciência Sem Fronteiras”, lançado pelo governo federal nesta terça-feira (26), que vai custear 75 mil bolsas de intercâmbio nas principais universidades do exterior para estudantes do nível médio ao pós-doutorado. Serão investidos R$ 3,16 bilhões em 35 mil bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e em outras 40 mil da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As áreas selecionadas pelo programa são Ciências da Saúde, Ciências da Vida e Engenharia e Tecnologias. Pelo programa, 27.100 bolsas serão destinadas à graduação; 24.600 para doutorado de um ano; 9.790 para doutorado integral; e 8.900 para pós-doutorado. Além disso, 2.660 vagas serão reservadas para estágio sênior de seis meses; 700 delas para treinamento de especialistas de empresas no exterior; 860 para jovens cientistas de grande talento; e 390 para pesquisadores visitantes especiais no Brasil. O governo espera que a iniciativa privada participe do programa com outras 25 mil bolsas de estudo, totalizando 100 mil.

Saiba mais

terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto de fisioterapia para problemas posturais está com inscrições abertas

O projeto de extensão Postura Corporal, que oferece exercícios terapêuticos em grupo para prevenção e correção de problemas relacionados à postura, está com vagas abertas. As atividades do projeto serão retomadas no dia 1º de agosto, com práticas sempre às segundas-feiras, das 13 às 14 horas, na Clínica Escola de Fisioterapia do CEFID. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

A proposta do projeto é proporcionar aos participantes uma abordagem terapêutica de grupo. São realizados exercícios de correção postural (alongamento e fortalecimento muscular), trabalhos propioceptivos (de percepção do próprio corpo) e orientação postural. O projeto faz parte do programa de extensão IntegrAção, , coordenado pela professora Débora Soccal Schwertner.

Os interessados devem se inscrever pelo e-mail programaintegracao@hotmail.com ou pelo telefone (48) 8802-7824, com Fabiana Pinheiro, bolsista do projeto. Os que já integravam o grupo no semestre anterior e compareceram a pelo menos 50% da sessões não precisam se inscrever novamente. Além dos participantes, há vagas para três estudantes do CEFID atuarem como observadores-estagiários.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Diretório e centros acadêmicos do CEFID recepcionam novos calouros

As entidades de representação estudantil do CEFID prepararam uma recepção aos novos calouros de Educação Física e Fisioterapia que procuram a Secretaria de Ensino de Graduação nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de outubro, para fazer a matrícula. Os novos graduandos recebem informações sobre a programação da Semana do Calouro (de 1º a 5 de agosto) e sobre a própria representação estudantil, além de dicas prática sobre o dia a dia da universidade e orientações de saúde.

Veteranos dão orientações aos calouros sobre a vida no CEFID, ainda na fila da matrícula

A recepção é organizada pelo Diretório Acadêmico Seis de Fevereiro (Dasefe) – que representa todos os alunos de graduação do centro – e pelos centros acadêmicos de Educação Física (Calef) e de Fisioterapia (Cafisio). Os estudantes recebem uma pasta com o guia do calouro com dicas práticas sobre o CEFID (inclui até os horários de ônibus que levam até o centro) innormações sobre doação de sangue e saúde, ficha-cadastro para uso da biblioteca, uma carta de boas vindas.

Além de receber o kit, os calouros são convidados a conhecer as instalações do CEFID, percorrendo os prédios da unidade. Eles também podem, ali mesmo na recepção, fazer a carteira de estudante e comprar camisetas, moletons e jalecos com a grife do CEFID e dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Também assistem, num telão, um vídeo com os melhores momentos de atividades de recepção dos calouros anteriores.

CEFID dá posse a cinco novos professores efetivos

O diretor geral do CEFID, professor Darlan Laurício Matte, deu posse na manhã desta quinta-feira, 21 de julho a cinco novos professores efetivos do centro, aprovados no concurso público 001/2011. Três dos novos professores atuarão no Departamento de Educação Física e os outros dois no de Fisioterapia. Todos são doutores e já iniciam suas atividades no centro no próximo semestre letivo 2011/2.

Veja quem são os novos professores efetivos do CEFID

Andréia Pelegrini, 27 anos, nasceu em Cascavel (PR). Foi contratada para assumir as disciplinas de Atividade Física e Saúde e de Estágio Supervisionado, oferecidas pelo Departamento de Educação Física. Tem mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2010, era professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unoeste).

Clarissa Medeiros da Luz, 31 anos, já era professora substituta do Departamento de Fisioterapia desde 2007. Passa agora a fazer parte do quadro efetivo. Ficará responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia e pelo Estágio Supervisionado na área. Graduada em Fisioterapia pelo CEFID/UDESC, tem mestrado em Nutrição pela UFSC e doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade de Alcalá de Henares, Espanha.


Erico Felden Pereira, 31 anos, nasceu em Santa Maria (RS). Ficará responsável pelas disciplinas de Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano, no Departamento de Educação Física. Tem mestrado (pela UFSC) e doutorado (pela Universidade Federal do Paraná, UFPR) em Educação Física, com pesquisas na área de Cronobiologia Humana e estudos sobre o sono.

Gelcemar Oliveira Farias, 39 anos, é natural de Pelotas (RS). A professora assume as disciplinas de Didática e Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física. Tem mestrado e doutorado em Educação Física pela UFSC, com pós-doutorado na mesma universidade. Até 2010, era professora de três instituições de ensino superior: Faculdade São Judas Tadeu (FSJT, Porto Alegre), Faculdade da Serra Gaúcha (FSG, Caxias do Sul) e Universidade Luterana do Brasil (Ulbra, Canoas, RS).


Tatiana Godoy Bobbio, 33 anos, nasceu em Campinas (SP). Ficará responsável pelas disciplinas de Fisioterapia Aplicada à Pediatria e o Estágio Supervisonado na área. Tem mestrado e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pós-doutorado na área de Fisioterapia na Texas A&M University, em College Station, Estados Unidos. Até 2009, foi professora da Universidade Ibirapuera (Unib, São Paulo).

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mestrado em Fisioterapia abre vagas para matrículas em disciplinas isoladas

O Mestrado em Fisioterapia do CEFID abriu vagas para matrículas de alunos especiais em duas disciplinas do curso. Os alunos especiais são aqueles que não estão matriculados regularmente no mestrado, mas podem fazer isoladamente até duas disciplinas por semestre. As aulas da primeira turma do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID começam em 1º de agosto.

Confira as disciplinas com vagas abertas

Tópicos Avançados em Reabilitação Pulmonar
Segundas-feiras, das 13h50 às 16h30.
4 vagas

Práticas Baseadas em Evidências
Quintas-feiras, das 13h50 às 17h20
11 vagas

Inscrições

Para cursar as disciplinas, é preciso ter graduação, preferencialmente em Fisioterapia ou área afim. Os interessados devem procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID (Rua Pascoal Simone, 358, bairro Coqueiros, Florianópolis), na terça-feira, dia 26 de julho, das 9h30 às 15h30, para fazer a pré-inscrição, levando fotocópia do diploma de graduação e uma foto 3x4.

Baixe aqui o requerimento de matrícula de aluno especial

Na pré-inscrição, os candidatos receberão as orientações necessárias para completar o pedido de matrícula. A seleção dos alunos ficará a cargo dos professores responsáveis pelas disciplinas em que foram abertas as vagas.

Mais informações com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação do CEFID, pelo telefone (48) 3321-8683.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Matrícula para calouros de Educação Física e Fisioterapia é na quinta e sexta-feira

Os aprovados no Vestibular Vocacionado de Inverno da UDESC para os cursos de graduação em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Fisioterapia precisam fazer a matrícula no período de quinta a sexta-feira, 21 e 22 de julho. A matrícula deve ser feita na Secretaria de Ensino de Graduação do CEFID (Rua Pascoal Simone, 358, bairro Coqueiros Florianópolis) das 8 horas às 11h30 ou das 13 às 17 horas.

Veja aqui os documentos exigidos para a matrícula

O estudante classificado no vestibular e que não comparecer nas datas e horários acima para fazer a matrícula ou não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga. Nesse caso, a UDESC fará nova chamada convocando os candidatos classificados nas posições seguintes do vestibular para ocupar a vaga, efetuando a matrícula em nova data, ainda a ser marcada.

Veja a lista dos aprovados no vestibular de inverno da UDESC

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício encerra atividades do semestre com festa junina

Programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica atende mais de 200 pacientes
O Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício, programa de extensão que atende regularmente cerca de 200 portadores de doenças cardipulmonares e metabólicas e ou com fatores de risco, encerrou nessa sexta-feira, 15 de julho, as atividades do semestre 2011/1 com a tradicional festa junina. Técnicos do CEFID, estudantes bolsistas, voluntários e pacientes organizaram e participaram da festa, com direito a quadrilha e café da manhã com guloseimas juninas.

Pacientes, servidores e estudantes confraternizaram durante a festa junina
O programa de extensão do Núcleo de Cardiologia, coordenado pelo professor doutor Tales de Carvalho, oferece gratuitamente atividades na área de saúde e atividade físicas à comunidade desde 1991. Os pacientes têm acesso a um programa estruturado de reabilitação, com base na mudança do estilo de vida e ênfase em exercícios físicos supervisionados. Essa combinação é considerada essencial no tratamento de doenças cardiovasculares e metabólicas

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Núcleo de Cardiologia, pelo telefone (48) 3321-8643.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Atletas do CEFID conquistam medalhas em etapa do Circuito Catarinense de Jiu-Jitsu

O professor Altevir Mayer e o instrutor Leandro Beiller (os dois ao centro) com os atletas (da
esquerda para a direita) Leno Goulart, Miguel Flores Jr, Lariane Pruner, Daniel da Silva e Maicol Nalon
A equipe do CEFID conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na segunda etapa do Catarinense Open 2011 de Jiu-Jitsu, disputada no domingo, 10 de julho, em Blumenau. Os cinco atletas da equipe que disputaram a competição são treinados pelo programa de extensão Esportes de Contato, coordenado pelo professor Altervir Fonseca Mayer. O programa inclui treinamentos de judô e jiu-jitsu abertos à comunidade.

Três atletas da equipe que se destacaram no torneio são alunos do curso de bacharelado em Educação Física do CEFID. Miguel Alencar Flores Júnior, 24 anos, levou a medalha de ouro na categoria Superpesado (até 99 quilos) e a de prata na Absoluto (peso livre). Lariane Pruner, 20 anos, ficou com o ouro na categoria Pena (até 56 quilos). Leno Guedes Goulart, 17 anos, foi o quarto colocado na categoria Absoluto.

A equipe contou ainda com os atletas Daniel Vieira Correa da Silva (do curso de licenciatura em Educação Física) e Maicol Dias Nalon, além do técnico e instrutor Leandro Beiler. O circuito tem a participação de atletas de 22 cidades catarinenses.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atleta e estudante do CEFID/UDESC é eleita Destaque do Ano na Ginástica Rítmica

Laís Matsuo durante as competições dos Jogos Abertos de 2010
A ginasta Laís Mayumi Matsuo recebe na noite desta sexta-feira, 8 de julho, em Blumenau, o Troféu Destaque do Ano de Ginástica Rítmica, concedido pela Federação de Ginástica de Santa Catarina. Laís, de 21 anos, é estudante da terceira fase do curso de licenciatura em Educação Física do CEFID e integra e equipe formada pelo projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski.

O projeto treina um grupo de 40 ginastas, divididas em quatro equipes de 10 – nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto – numa parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME). Competindo pela Adiee/Udesc/FME, Laís conquistou em 2010 seis medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Abertos de Santa Catarina e foi vice-campeã estadual na categoria adulta. Também integrou em 2010 a equipe campeã brasileira de conjunto de cinco arcos.

Família

Ganhando destaque estadual e nacional, Laís segue os passos da irmã Luísa Matsuo, também estudante de Educação Física do CEFID e ginasta do projeto. Luísa é atualmente é uma das dez integrantes da seleção brasileira de conjuntos de ginástica rítmica, que se prepara para disputar o Panamericano de Guadalajara, no México, em novembro. Outras duas integrantes da seleção, Letícia Dutra e Bianca Mendonça, também saíram do projeto do CEFID.

O troféu Destaque será será entregue em cerimônia nesta sexta-feira, às 19h30, no Hotel Glória, em Blumenau. A premiação inclui, além do Destaque do Ano, os troféus Revelação (para ginastas das categorias pré-infantil e infantil) e Eficiência (para as equipes que somaram mais pontos ao longo do ano). Cada troféu contempla três categorias: Ginástica Rítimica, Ginástica Artística Feminina e Masculina.

Os melhores de 2010
Premiação da Federação de Ginástica de Santa Catarina

Troféu Destaque 2010
Ginástica Rítmica – Laís Matsuo (Adiee/Udesc/FME)
Ginástica Artística Feminina – Vitória Sebrão Engelke (Apagro)
Ginástica Artística Masculina – André Felipe da Silva (SGJoinville)

Troféu Revelação 2010
Ginástica Rítmica – Alessandra Cunha dos Santos (Agiblu)
Ginástica Artística Feminina – Ana Caroline de Lima (Ablugo)
Ginástica Artística Masculina – Alexandre Schmidt Nassar (AGO)

Troféu Eficiência 2010
Ginástica Rítmica - Agiblu
Ginástica Artística Feminina – Ablugo
Ginástica Artística Masculina – Ablugo

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pesquisa do CEFID desenvolve alternativa de terapia a pessoas com dor crônica


Pacientes com síndrome da fibromialgia, doença que provoca dor crônica e generalizada, especialmente em mulheres, participam de projeto de pesquisa do CEFID que avalia o uso de um programa de exercícios físicos no tratamento dos sintomas da doença. A pesquisa, integrada ao programa de extensão Psicologia do Esporte e do Exercício Aplicada à Saúde, trabalha com uma turma de 30 pacientes, que já vêm apresentando melhoras em aspectos como qualidade do sono e percepção da dor.

O professor Alexandro Andrade, coordenador da pesquisa, apresentou os resultados preliminares na tarde de terça-feira, 7 de julho, à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), financiadora do projeto. O trabalho de pesquisa e extensão com pacientes de síndrome da fibromialgia está a cargo do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) do CEFID, também coordenado por Andrade.

De acordo com o coordenador da pesquisa, um dos objetivos é levar esse tipo de tratamento à rede pública de saúde, melhorando a qualidade de vida de mais pessoas. “Os pacientes praticam caminhada, musculação e alongamento por um período de três meses, permitindo verificar os efeitos de cada modalidade sobre os sintomas”, explica Andrade. “Os resultados servirão de apoio para possivelmente levar serviços que envolvam a prática de exercícios físicos às unidades básicas de saúde”.

Seminário

O estudo apresentado pelo professor Alexandro Andrade é um dos 58 resultados preliminares de projetos em Santa Catarina que estão sendo expostos desde o dia 5 de julho no auditório da Fapesc, no ParqTec Alfa, na SC-401, em Florianópolis, no Seminário de Avaliação do PPSUS. Os estudos apresentados são financiados pelo Programa de Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), do Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual e pela Fapesc.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano divulga resultado de seleção para bolsas

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID divulgou nesta quarta-feira, 6 de julho, o resultado do processo de seleção para bolsas de mestrado e doutorado. Foram selecionados seis estudantes de doutorado e 21 de mestrado. As bolsas têm duração de um ano, a partir de 1º de agosto de 2011.

Veja aqui o resultado da seleção para bolsas de mestrado e doutorado

As bolsas são oferecidas pelo Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DS/Capes) e pelo Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-graduação (Promop/UDESC). A seleção usou os critérios previstos no edital 02/2011 do programa.

Mais informações com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação, pelo telefone (48) 3321-8683.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Pós-graduação em Fisioterapia divulga resultado de seleção para bolsas

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia do CEFID divulgou nesta terça-feira, 5 de julho, o resultado da seleção para as bolsas de mestrado. A primeira turma do recém criado programa, que terá aulas a partir de agosto, terá dez alunos, dos quais seis foram contemplados com bolsas.

Veja aqui a lista de selecionados para as bolsas do mestrado em Fisioterapia

As bolsas são oferecidas pelo Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DS/Capes) e pelo Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-graduação (Promop/UDESC).

Mais informações com a Secretaria de Ensino de Pós-graduação, pelo telefone (48) 3321-8683.

Equipe de ginástica rítmica treinada pelo CEFID é vice em torneio nacional

A equipe de ginástica rítmica da Adiee/Udesc/FME foi a segunda colocada na Copa de Conjuntos de Ginástica Rítmica, torneio brasileiro da categoria juvenil disputado nos dias 29 e 30 de junho, em Aracaju (SE). As atletas são treinadas pelo projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, do CEFID.

As atletas competiram no aparelho maças com mais quatro equipes de Santa Catarina, Paraná, Sergipe e Pará. A Universidade do Oeste do Paraná (Unopar) levou o título, com 19.725 pontos. A Adiee/Udesc/FME garantiu o segundo lugar com 16.525 pontos, seguida pela Associação Desportiva de Blumenau (Adblu), com 16.250.

A equipe da Adiee/Udesc/FME contou com as ginastas Júlia Helena de Souza (15 anos), Júlia Brum (13), Jéssica Cardeal (14), Nicoly Perez (14) e Sanara Schusler (13), com Bárbara de Souza (11), como reserva. Sanara Schusler e Júlia de Souza também disputaram o Campeonato Brasileiro Juvenil, competilção individual paralela à Copa de Conjuntos, encerrada no domingo, dia 3 de julho.

Núcleo de Estudos da Ginástica

O projeto Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica faz parte do programa de extensão Núcleo de Estudos da Ginástica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski, do CEFID/UDESC. Em parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME), o programa mantém também uma escola de iniciação ao esporte.

As inscrições para a escola de iniciação podem ser feitas no Instituto Estadual de Educação, no centro de Florianópolis. As alunas que se destacam são selecionadas para integrar o projeto de Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, formando a equipe da Adiee/Udesc/FME.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

CEFID divulga homologação de inscrições para seleção de professor substituto

O diretor-geral do CEFID, professor Darlan Laurício Matte, divulgou nesta segunda-feira, 4 de julho, a homologação das inscrições para o processo seletivo 06/2011, destinado à contratação de dois professores substitutos para o centro.

Confira aqui as inscrições homologadas e indeferidas

Os candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas têm dois dias úteis após a publicação da homologação para apresentar recursos ao diretor-geral do CEFID. São aceitos apenas recursos que argumentem alguma ilegalidade.

Caso o recurso não seja julgado até a data da primeira prova, o candidato tem o direito de realizar as provas, estando a aprovação condicionada ao julgamento do recurso. As provas estão previstas para o período desta quarta a sexta-feira, 6 a 7 de julho.

Baixe aqui o modelo de recurso

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Folha de Coqueiros publica reportagem sobre as ações de extensão do CEFID

O jornal Folha de Coqueiros, voltado para os moradores do bairro onde está instalado o CEFID, publicou em sua última edição mensal (junho de 2011) uma ampla reportagem sobre as ações de extensão do centro que beneficiam diretamente a comunidade. A reportagem assinada pela repórter Sibyla Loureiro (também editora do jornal), com fotos de Gerson Schirmer, foca os trabalhos do Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício, do Grupo de Estudos da Terceira Idade e da Clínica Escola de Fisioterapia.


O Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício oferece um programa de reabilitação cardiopulmonar e metabólica, que atende desde pessoas com doenças crônicas até pacientes que acabaram de passar por cirurgias cardíacas.

Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício mantém programa de reabilitação cardiopulmonar

Já o Geti oferece programas de atividade física, saúde e educação a pessoas com mais de 55 anos. Eles têm acesso gratuitamente à prática de musculação, ginástica, caminhada, hidroginástica, cantoterapia, dança, pilates e natação. O programa ainda oferece fisioterapia para a terceira idade e pessoas com mal de Parkinkson, aulas de informática e o projeto Universidade Aberta, em que os participantes participam de seminários sobre assuntos que eles mesmos escolhem.

A Clínica Escola de Fisioterapia, onde atuam fisioterapeutas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, oferece tratamentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde. Os pacientes são encaminhados pela rede municipal de saúde de Florianópolis.

Mais informações:

Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício – (48) 3321-8643
Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti) – (48) 3321-8659
Clínica Escola de Fisioterapia – (48) 3321-8610

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Grupo de Estudos da Terceira Idade encerra semestre com festa junina para os idosos


O Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), programa de extensão que atende regularmente cerca de 300 pessoas com mais de 55 anos, encerrou nesta quinta-feira, 30 de junho, as atividades do semestre 2011/1 com a tradicional festa junina. Professores, técnicos do CEFID e estudantes bolsistas e voluntários envolvidos com o programa organizaram e participaram da festa, com direito a quadrilha e casamento na roça.

O Geti, coordenado pela professora Giovana Zarpellon Mazo, é um dos programas de extensão mais antigos e amplos do CEFID, oferecendo atividades na área de saúde e atividade físicas a idosos desde 1991.

Os idosos inscritos no programa podem optar entre 11 projetos específicos. Eles têm acesso gratuitamente à prática de musculação, ginástica, caminhada, hidroginástica, cantoterapia, dança, pilates e natação. O programa ainda oferece fisioterapia para a terceira idade e pessoas com mal de Parkinkson, aulas de informática e o projeto Universidade Aberta, em que os participantes participam de seminários sobre assuntos que eles mesmos escolhem.

Mais informações na secretaria do Geti, pelo telefone (48) 3321-8659.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ginasta treinada por projeto de extensão do CEFID conquista medalha de bronze na Bulgária


A ginasta Thainá Paula da Silva, 14 anos, da equipe Adiee/Udesc/FME, conquistou a medalha de bronze na competição internacional de ginástica rítmica “Memorial 78”, disputada no sábado, 25 de junho, em Sófia, capital da Bulgária. Ela levou a medalha na prova individual de fita. Thainá é treinada pelo projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, do CEFID.

O 27º Internacional Tournament Memorial 78 é um torneio amistoso, organizado pelo clube de ginástica rítmica local CSKA, em parceria com a Federação Búlgara. Thainá era a única brasileira disputando a categoria, que reuniu 17 ginastas de oito países (Brasil, Bulgária, Áustria, Alemanha, Itália, Sérvia, Croácia, França e República Checa). A competição recebe esse nome em memória à seleção de ginástica rítmica búlgara vítima de um acidente aéreo em 1978.

No início de junho, Thainá ficou em 24º lugar no Troféu Brasil de Ginástica Artística e Rítmica, em Brasília. Ela foi considerada pela arbitragem do torneio como uma promessa da ginástica rítmica.

Thainá da Silva durante as provas do Troféu Brasil, no início de junho, em Brasília

Núcleo de Estudos da Ginástica

O projeto Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica faz parte do programa de extensão Núcleo de Estudos da Ginástica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski, do CEFID/UDESC. Em parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME), o programa mantém também uma escola de iniciação ao esporte.

As inscrições para a escola de iniciação podem ser feitas no Instituto Estadual de Educação, no centro de Florianópolis. As alunas que se destacam são selecionadas para integrar o projeto de Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, formando a equipe da Adiee/Udesc/FME.

Professor do CEFID fala à RBS TV sobre desenvolvimento neuropsicomotor

O professor Francisco Rosa Neto, do Departamento de Ciências da Saúde do CEFID, foi entrevistado nessa terça-feira, 28 de junho, no programa Bom Dia Santa Catarina, da RBS TV, sobre déficit de atenção e hiperatividade em crianças. Rosa Neto é coordenador do programa de extensão Desenvolver, do CEFID, que promove avaliação e intervenção no desenvolvimento psicomotor em crianças.
 




O professor também falou sobre seu livro Desenvolvimento Neuropsicomotor do Lactente ao Ensino Fundamental (162 páginas, Editora Unisul), lançado também nessa terça-feira, em Tubarão, durante o 2º Simpósio Catarinense sobre Dificuldades de Aprendizagem.

Saiba mais sobre o livro

terça-feira, 28 de junho de 2011

CEFID divulga lista de novos pós-graduandos em Ciências do Movimento Humano

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID divulgou nesta segunda-feira, 27 de junho, o resultado da seleção para o mestrado e doutorado. Após a análise dos currículos e entrevistas com os candidatos, foram selecionados 18 novos mestrandos e seis novos doutorandos.

Veja aqui o resultado final da seleção para o doutorado

Veja aqui o resultado final da seleção para o mestrado

Os novos pós-graduandos em Ciências do Movimento Humano precisam fazer a matricula a partir desta terça, 28 de junho, até quarta, 29, das 8 às 12 ou das 14 horas às 17h30, na Secretaria do programa.

Baixe aqui o requerimento de matrícula

Baixe aqui o modelo de cadastro de aluno regular

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Professor do CEFID lança livro sobre desenvolvimento neuropsicomotor


O professor Francisco Rosa Neto, do Departamento de Ciências da Saúde do CEFID, lança nesta terça-feira, 28 de junho, o livro Desenvolvimento Neuropsicomotor do Lactente ao Ensino Fundamental (162 páginas, Editora Unisul). O lançamento está marcado para as 21h15 desta terça, durante o 2º Simpósio Catarinense sobre Dificuldades de Aprendizagem, no Espaço de Artes da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão.

O livro é dirigido a profissionais das áreas de saúde e de educação (Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Educação Especial, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). A obra apresenta de forma clara e concisa uma descrição do desenvolvimento infantil de zero a 10 anos de idade. Descreve os padrões de desenvolvimento neuropsicomotor, abordando aspectos sociais, posturais, de linguagem e movimentos, com ilustrações e métodos de avaliação e intervenção.

Desenvolver

Francisco Rosa Neto é coordenador do programa de extensão Desenvolver, que atua na avaliação e intervenção no desenvolvimento psicomotor de crianças desde 1997. O programa atende crianças da comunidade com dificuldade de aprendizagem e faz trabalhos específicos em escolas públicas, maternidades e instituições que atendem crianças com suspeita ou diagnóstico de atraso no desenvolvimento.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Atletas treinadas pelo CEFID estão na final do Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica

Equipe pré-infantil da ADIEE/UDESC/FME na Etapa do Campeonato Estadual em Joinville
Quatro ginastas treinadas pelo CEFID são finalistas do Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica nas categorias pré-infantil (9 a 10 anos) e juvenil (13 a 15 anos). Elas se classificaram na etapa disputada no sábado e domingo, 18 e 19 de junho, em Joinville. Representando a equipe ADIEE/UDESC/FME, as quatro estão classificadas para as finais do Estadual, previstas para os dias 8 e 9 de outubro, em Florianópolis.

Veja quem são as finalistas da equipe:

Pré-infantil - 1ª Divisão
Aparelho Arco

Alice Costa (2° lugar)
Vitória da Silva (3° lugar)
Roberta de Brito (5º lugar)

Juvenil – 2ª Divisão
Aparelho Maças

Julia Helena de Souza (1° lugar)

Veja os resultados completos da Etapa de Joinville do Estadual

As atletas são integrantes do projeto de extensão Aperfeiçoamento em Ginástica Rítmica, do CEFID. O projeto faz parte parte do programa Núcleo de Estudos da Ginástica, coordenado pela professora Maria Helena Kraeski, em parceria com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (ADIEE) e a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis (FME).

Participaram da etapa de Joinville 34 ginastas na categoria pré-infantil e 42 na juvenil. Além das quatro que se classificaram para as finais, a equipe ADIEE/UDESC/FME contou com as atletas Bruna Rodrigues, Sabrina Pereira, Thaís Wolff e Yasmin Vasques (pré-infantil) e Sanara Schusler (juvenil).

O próximo desafio da equipe é o Campeonato Brasileiro Juvenil e a Copa Brasil de Conjuntos, marcados para os dias 28 de junho a 3 de julho, em Aracaju (SE).

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Laboratórios de pesquisa do CEFID recebem novos equipamentos

Compra qualifica estudos em Biomecânica Aquática e Gerontologia

Os laboratórios de pesquisa em Biomecânica Aquática (Labaqua) e de Gerontologia (Lager) acabam de receber dois novos equipamentos importados pelo CEFID para qualificar a produção em pesquisa. Os equipamentos foram comprados por meio de licitação, ao custo total de R$ 14 mil, e foram entregues no dia 10 de junho.

O Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática (Labaqua) passa a contar com um Aquanex, dispositivo usado na avaliação da performance de nadadores. O equipamento mede a pressão da palma do nadador sobre a água, por meio de sensores presos ao corpo, registrando simultaneamente os movimentos em vídeo. O Aquanex custou R$ 9.376,10 e a previsão é de que comece a ser utilizado em agosto.

Já o Laboratório de Gerontologia (Lager) recebeu um RT3, equipamento usado na medição do gasto calórico gerado por vários tipos de movimentos. O dispositivo foi comprado por R$ 4.642, 26. Assim como o Aquanex, o RT3 foi adquirido com parte dos R$ 2 milhões liberados pela UDESC em 2009 para a implantação do curso de doutorado em Ciências do Movimento Humano. Ainda está prevista a chegada de mais oito equipamentos comprados com esses recursos.